Em reunião com membros das chapas que concorrem à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, a Comissão Eleitoral enviada ao estado pediu, na manhã desta quarta-feira (21), que os candidatos cessem as agressões gratuitas e que até o dia da eleição, na próxima sexta-feira (23), propostas sejam debatidas.
Para o membro da Comissão Eleitoral da OAB, Luiz Cláudio Allemand (ES), é imperativo que os candidatos respeitem o provimento Nº 146/2011. “Está na hora de acabar com isso, né? Discutimos, na manhã de hoje, uma série de medidas que os membros devem adotar. Entre elas está o fim da baixaria que se estabeleceu nos últimos dias. Todas as denúncias serão apuradas. Estamos tratando com advogados e a postura deve corresponder a tal expectativa”, esclareceu.
Apesar das recorrentes denúncias dos candidatos, Allemand considera improvável o cancelamento ou adiamento da eleição da OAB/AL. “Até agora não há elemento que nos leve a considerar isso. Os relatórios que ainda estão sendo produzidos serão entregues ao nosso presidente Ophir Cavalcante até o final de semana. Repito e asseguro: todas as denúncias serão apuradas”, garantiu o membro.
À reportagem, Allemand alertou ainda que caso os membros das chapas não respeitem o provimento 146, eles serão representados na OAB. “Vamos acompanhar todo processo eleitoral até o fim. Observadores chegarão ao estado para reforçar o trabalho. Acredito que não deveremos ter maiores problemas”, pontuou.
A eleição da Ordem ficará marcada este ano por diversos acontecimentos. Entre eles, está à divulgação de um áudio que comprovaria que membros da chapa de Rachel Cabús estariam, possivelmente, negociando o pagamento de anuidades em troca de votos. O presidente da OAB, Omar Coelho, admitiu a veracidade das gravações, mas alertou que o fim foi editado. Ainda segundo ele, ao final da reunião ficou decidido que o pagamento não seria realizado.
Após as denúncias, os candidatos Welton Roberto e Claudia Amaral ingressaram com o pedido de impugnação de Cabús. Nas redes sociais, também foi possível acompanhar debate intensos e acalorados que expunham os bastidores da campanha.