A estudante Layane Rayelly Silva Marinho, do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, do município de Junqueiro, interior de Alagoas, recebeu nessa segunda-feira (19) a premiação como melhor dissertação do 5º Concurso de Redação, promovido pelo Senado Federal. A aluna do Ensino Médio está em Brasília e, durante três dias, participa do Projeto Jovem Senador, vivenciando a rotina de um parlamentar numa simulação de como é o processo de criação de leis no País.

A premiação contou com a presença dos 27 finalistas do concurso, que contemplou como melhor texto a produção “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”, da alagoana Layane Rayelly. Durante a solenidade no Senado, a estudante de Junqueiro mostrou bastante emoção ao ser exaltada como vencedora. “Não esperava ganhar. Perguntei umas três vezes se era verdade. Fico feliz e orgulhosa com o resultado”, comemora.

O segundo lugar do concurso ficou com a representante de Minas Gerais, Bruna Clemente Gontijo, com a redação intitulada “Minha cidade, berço de um patrimônio imaterial”. Já o terceiro lugar também ficou com o Nordeste, no Estado do Piauí. Rodrigo de Brito Sá se destacou com sua produção “Meu município: uma peça no quebra-cabeça brasileiro”.

Os 27 finalistas foram premiados com notebooks, medalha, certificado e a publicação de seus textos em um livreto que será produzido pelo Senado. Além disso, as escolas dos três primeiros colocados receberam computadores para uso coletivo. A escola da primeira colocada no concurso recebeu quatro equipamentos; a segunda, dois; e a terceira, um.

A solenidade de premiação contou com a presença de senadores, secretários de Educação do País e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Orgulho para Alagoas - De acordo com a secretária-adjunta da Educação de Alagoas, Josicleide Moura, que esteve em Brasília acompanhando a premiação, este é mais um momento ímpar para a educação do Estado, que ganhou notoriedade pelo trabalho produzido pela estudante.

“Ficamos bastante emocionados com a participação da aluna. É uma felicidade geral de todos que fazem a educação de Alagoas, principalmente porque o Nordeste ficou em grande evidência neste concurso. Isso mostra para o restante do País as coisas boas que temos aqui e a força que o Estado tem para superar todas as dificuldades”, colocou Josicleide Moura.

A secretária lembrou, ainda, que essa não é a primeira vez que a escola de Junqueiro se destaca no concurso do Senado. Nas edições anteriores, a unidade de ensino conseguiu manter alunos entre os três primeiros colocados na etapa estadual. “Isso se deve ao trabalho árduo de todos profissionais que se dedicam integralmente ao ensino. Um trabalho diferenciado de servidores comprometidos com a educação em Alagoas”, disse.

A conquista do prêmio teve início com a grande mobilização envolvendo as 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Em 2011, alunos de apenas 30 escolas estaduais inscreveram os trabalhos, um número pequeno, em comparação ao alcance do ano de 2012, quando o crescimento chegou a 100%.

“Essa mobilização dobrou a participação das escolas. Este ano foram 60 unidades que tiveram alunos inscrevendo redações no concurso do Senado. Já estamos focados em 2013 e com a perspectiva de atingirmos todas as escolas da rede pública do Ensino Médio em Alagoas. É um comprometimento da secretaria, pois consideramos fundamental o exercício da produção de textos dos alunos”, acrescentou Moura.

Exercício de mandato de senador - Pela primeira vez, o concurso de redação funcionou como processo seletivo para o Projeto Jovem Senador. Os finalistas seguem em Brasília até esta quarta-feira (21) participando do programa, simulando o exercício de mandato de senador e participarão das atividades das comissões.

Durante o primeiro dia, os jovens senadores foram empossados no cargo de parlamentar e elegeram a Mesa do Senado Jovem, com presidente, vice e as primeira e segunda secretarias. Engajados na rotina do Senado Federal, eles vão discutir propostas sobre temas relevantes para o País em três comissões temáticas criadas no âmbito do Senado Jovem.

Essas proposições serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e, se aprovadas pelos senadores, passarão a tramitar no Senado como projeto de lei de iniciativa da comissão.

“Vivenciar essa rotina de um parlamentar é uma experiência única para cada um desses estudantes. Tive a oportunidade de conversar com vários, em Brasília, que já mostram interesse em seguir a carreira política. Quando for concluída essa passagem, com certeza cada um terá um novo norte, um olhar mais crítico para seu Estado e o País”, enfatizou Josicleide Moura.

Tema do próximo Concurso - “Buscar voz para ter vez: Cidadania, Democracia e Participação” será o tema da 6ª edição do concurso de redação, conforme anunciou o senador Aníbal Diniz.