Como parte do planejamento para a alta temporada, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) dá continuidade às reuniões de estruturação para o verão com os principais atores do setor turístico. O objetivo é o bom funcionamento da temporada. A reunião aconteceu hoje, 20, às 10h, na sede da secretaria e teve como pauta a segurança no Estado.
Os principais pontos discutidos foram: segurança durante a temporada de cruzeiros, policiamento na orla de Maceió e nos réveillons da capital e dos interiores, reforço da segurança nos mirantes, bares, restaurantes e nos pontos de parada de turistas, além da fiscalização do trânsito de veículos nos litorais e atuação do Corpo de Bombeiros nas praias dos litorais, Norte e Sul, e na Região do São Francisco que tem aumentado significativamente o número de visitantes.
Convidados para o encontro, a Polícia Militar, a Polícia e Civil e o Corpo de Bombeiros garantiram avaliar as solicitações do trade, assegurando que para a temporada existem planejamentos e operações específicas para garantir a segurança da população e do turista.
De acordo com o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, o turismo é uma mola propulsora para a economia de Alagoas e depende da segurança para continuar com a crescente procura de turistas pelo destino. “Nós temos o propósito de fazer o melhor, por exemplo, antes do Natal, o vídeo monitoramento da capital já estará em funcionamento e a partir do meio do ano que vem a Delegacia do Turista será implantada. Outro fato, é que de novembro de 2011 para novembro de 2012, diminuímos em 45% a violência,”.
A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, ressaltou a importância da sinergia entra as pastas do Estado. “O turismo é um setor que precisa que as outras pastas estejam funcionando bem, e nessa gestão de governo tenho o prazer de dizer que trabalhamos em prol do desenvolvimento do Estado. As pastas interagem nas ações, inclusive, para o verão, já nos reunimos com a Casal, Seinfra e Procon”, disse.
Waldir Sales, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio concedido ao setor privado e destacou o posicionamento de Alagoas no cenário nacional. “Maceió é a segunda capital do país a atingir a meta de faturamento dentro da operadora. Alagoas é a bola da vez”, alegou, vibrando.
Para Novis, a expectativa da temporada é a melhor possível. “Temos novos voos, novos hotéis, festas de verão e de final de ano que aumentam o fluxo de turistas, tanto na capital como no interior do Estado”, destacou Danielle.
Participaram do encontro com a Setur-AL: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo de Receptivos de Alagoas (Gral), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Maceió Convention (MC&VB), Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Arranjos Produtivos Locais (APLs), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação do Trade de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja), além de organizadores de eventos, como os dos réveillons.










