Entre os dias 10 e 17 desse mês o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, participou de uma missão técnica internacional no Canadá. A missão, que também contou com a presença de representantes do Governo do Estado e do setor produtivo do leite, teve por objetivo a consolidação de novos acordos de cooperação técnica para a cadeia produtiva do leite de Alagoas.

“A produção de leite é uma atividade importante para o pequeno produtor, pois gera uma renda semanal para a sua família. Essa missão tem o propósito de ganhar novas experiências, vê novos negócios e trazer alguma coisa de concreta, no sentido de agregar valor para a nossa produção” afirmou Klécio.

Durante a viagem, os representantes visitaram algumas instituições voltadas para a produção do leite, entre elas centros de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, além de produtores do leite. Na ocasião, também foram expostos os investimentos do Estado na região da Bacia Leiteira e no Polo Tecnológico Agroalimentar de Batalha.

O presidente destacou a importância da missão para a melhoria e reflexão da relação entre a indústria e o produtor. “Essa missão é muito importante para que a cadeia produtiva do leite de Alagoas tenha o crescimento merecido. Aqui eles fazem um acompanhamento do produtor, em termos de qualidade, além de fornecer uma assistência técnica muito bem feita, o que resulta no aumento da produção. Isso é o que nós precisamos buscar para o nosso Estado”.

Parte inferior do formulárioKlécio falou ainda sobre o modelo de organização e disciplina que pode ser observado na produção de leite do País. “O que vimos de muito interessante aqui foi a disciplina, a organização e o planejamento. Eles são muito criteriosos e isso serve como uma lição para a gente. Uma lição para que nós possamos, com essa disciplina e nível de organização, crescer e avançar muito rápido na nossa atividade do leite.”

Hoje, além de produzir a manteiga que é líder de qualidade em Alagoas e referência no Nordeste, a Pindorama também atua no setor de lácteos, fornecendo, em parceria com o Governo e com a Cooperativa de Produção Leiteira do Estado de Alagoas (CPLA), leite para o Programa do Leite.

Cooperação Técnica

No último dia 13, as lideranças do setor participaram de reunião com representantes da União dos Produtores Agrícolas e Federação dos Produtores de Leite da Província do Québec. O propósito do encontro foi tomar conhecimento dos sistemas operacionais e da organização das instituições na província.

Na reunião, foram firmados acordos de cooperação técnica com as entidades canadenses para o desenvolvimento de novos projetos. O convênio vai promover o intercâmbio de informações, capacitar o corpo técnico local e garantir a transferência de tecnologia de gestão do sistema de produção e transformação do leite que é feito no Canadá para Alagoas.