Há um grupo de vereadores ligados à União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL) que ainda guarda profunda mágoa do senador Benedito de Lira (PP) por conta dele ter assinado a PEC 35/2012 (para tramitação), que versa sobre a extinção dos salários dos edis em cidades com menos de 50 mil habitantes.
Benedito de Lira - em conversa com este blogueiro - disse que assinou a PEC por engano e que - na votação em plenário - vai se posicionar favorável aos edis, votando pela manutenção dos salários. Mas, parece que não convenceu ao grupo.
Hoje, durante uma reunião da entidade, presidida por Hugo Wanderley (PMDB/Cacimbinhas), a assinatura de Benedito de Lira na PEC foi colocada em um telão para que os demais vereadores observassem. O fato inflamou discursos e comentários contrários ao senador.
Benedito de Lira se fez presente no processo eleitoral passado da UVEAL. Ele apoiou o candidato derrotado. O assunto da PEC extrapola - evidentemente! - o momento eleitoral da entidade, pois para muitos edis é uma questão de vida ou morte, já que afeta a maioria das cidades de Alagoas.
Logo, toda estratégia de pressão para cima dos senadores é válida. Assim, garantir votos contrários à Proposta de Emenda Constitucional em questão, é lógico.
Estou no twitter: @lulavilar