Em solenidade realizada na segunda-feira (19) no Memorial à República, o governador Teotonio Vilela Filho fez a entrega solene da Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca a personalidades locais e nacionais. A medalha é uma das mais importantes honrarias outorgadas pelo Estado.
Os agraciados deste ano foram o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; vice-governador José Thomaz Nonô; industrial José Roberto Toledo Filho; secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira; e os médicos Milton Hênio e Miriam Tendler.
Em seu discurso, o governador Teotonio Vilela Filho ressaltou a figura histórica do patrono da medalha, o proclamador e primeiro presidente da República. “Deodoro da Fonseca foi um homem de seu tempo. Não foi um santo, sequer um beato. Foi um soldado, um comandante guerreiro, um apreciador das belezas da vida, um cidadão que soube sacrificar o pouco que lhe restava de saúde em benefício de uma transformação radical para o país. Literalmente, levantou-se do leito onde convalescia das dores dos ferimentos de guerra para evitar uma nova guerra entre brasileiros”, afirmou Teotonio.









