Internacional demitiu nesta terça-feira (20) o técnico Fernandão, após a má campanha do time no Campeonato Brasileiro. Com um elenco recheado de estrelas, como o uruguaio Forlán, o argentino D'Alessandro, entre outros, o Colorado não conseguiu sequer uma vaga na Libertadores de 2013.

O clima de Fernandão no Colorado não era dos melhores há algum tempo, mas a situação se agravou no último domingo (18), com a derrota para o Corinthians em pleno Beira-Rio. O treinador deu uma entrevista coletiva carregada de críticas ao zagueiro Bolívar, a quem acusou de não querer ficar no banco de reservas.

Bolívar desmentiu posteriormente a fala de Fernandão, que já havia criado polêmica com jogadores em partidas anteriores, quando chegou a dizer que o elenco vivia em uma "zona de conforto", sem objetivos maiores no Brasileiro.

Na época, em setembro, o treinador falou ainda que era difícil escolher o time que iria a campo, pois tinha que filtrar os jogadores que realmente tinham vontade de atuar. Para os demais, disse Fernandão, o Inter poderia "dar férias" antes da hora.

A queda de Fernandão acontece a duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. Sem chances de brigar por uma vaga no G4, o Internacional termina melancolicamente uma temporada na qual faturou apenas o Campeonato Gaúcho. O Colorado foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Fluminense, em uma competição marcada pela campanha irregular do time na fase de grupos.

Fernando estava no Internacional desde julho, pouco depois da queda na competição continental. O treinador ocupava o cargo de diretor-executivo até então, quando foi chamado para substituir o técnico Dorival Junior, demitido.