Os alunos das primeiras turmas do Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Hollanda receberão, nesta quinta-feira (22), a partir das 9h, as certificações dos cursos de camareira, mensageiro, auxiliar de cozinha e Preparação Básica para o Primeiro Emprego. Ao todo, a unidade vai formar mais de 500 alunos distribuídos nas 15 turmas iniciais; contudo, a cerimônia simbólica será conduzida com uma turma de cada segmento.

“Estar inserido no mercado de trabalho era um sonho para essas pessoas. Hoje em dia, para muitos, já é uma realidade. Temos diversos casos de jovens que vivem em regiões de vulnerabilidade social. Por isso é tão fundamental que eles tenham acesso à formação profissional e a uma perspectiva de emprego”, comenta a diretora-geral do Centro Profissionalizante, Edleuza Almeida.

Para ofertar as capacitações, a unidade, que é voltada a alunos de escola estadual e egressos da rede, foi completamente reformada, contando, hoje, com laboratórios de informática, hotelaria e de desenvolvimento social, além de cozinha experimental, auditório com capacidade para 200 pessoas, salas climatizadas equipadas com televisões em tela plana e projetor de imagens.

Estágio na rede hoteleira

Por meio de uma parceria com a rede hoteleira, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nos cursos de Turismo e Hotelaria. O estágio profissional teve carga horária de 40 horas e foi desenvolvido em hotéis 3, 4 e 5 estrelas de Maceió.
De acordo com a diretora Edleuza Almeida, alguns alunos que se destacaram já foram contratados pelos hotéis. “Tivemos exemplo de aluno que, durante o próprio estágio, foi chamado para tirar folga de um auxiliar de cozinha”, conta a diretora.

Novas turmas

O curso de preparação para o primeiro emprego, o Wilivro, já está com novas vagas. Serão formadas quatro turmas de 30 alunos, das quais, duas já estão fechadas. O interessado deve ter, no mínimo, 16 anos, estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental em escola da rede estadual ou ter concluído seus estudos na mesma rede de ensino.

A matrícula deve ser feita no Centro de Educação, com a apresentação do documento de identidade, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4, encaminhamento da escola ou associação comunitária. Os alunos menores de idade devem se matricular acompanhados dos pais ou responsável.

Novas parcerias estão em andamento para que o Centro possa ofertar, a partir do ano que vem, cursos nas áreas de vendas, pizzaiolo, garçom, operador de microcomputador, além de abrir novas turmas para camareira e auxiliar de cozinha.

O telefone para informações é o (82) 3315-4143. O centro está localizado no Loteamento Santa Amélia, Rua Projetada, Colina dos Eucaliptos, sem número.