O veleiro alagoano Fandango garantiu mais uma vitória para o Estado, dessa vez conquistando o Prêmio de Fita Azul da Regata Atapuz – Recife, após cruzar a linha de chegada da regata em primeiro lugar. Nos últimos dois meses, essa foi a terceira vez que a tripulação do Fandango subiu ao lugar mais alto do pódio.

Em sua trigésima edição, a Regata Atapuz- Recife tem um percurso próximo de 25 milhas náuticas, com a particularidade de ter a largada no momento da maré enchente, dentro do Rio Catuama, ao norte da Ilha de Itamaracá, o que dificulta a saída dos barcos, que têm que lutar contra a correnteza e os ventos contrários para atingir o oceano.

Sendo a disputa pelo primeiro lugar o objetivo maior dos competidores, o Fandango disputou acirradamente cada milha conquistada entre as águas rasas do percurso livre com o veleiro Suva 04, que largou melhor e saiu na frente.

O representante de Alagoas na competição conseguiu a ultrapassagem somente na altura da praia Del Chifre, em Olinda, 2,3 milhas antes do Porto do Recife e da linha de chegada, completando o percurso em 4:46:55hs, ficando à frente do bom adversário apenas 1m25s.

Com os tripulantes Rodrigo Fragoso, Guilherme Paiva, Francisco Petri, Jarbas Patriota, Renê Alice Patriota, de apenas 11 anos - que estava no dia do batismo em regatas oceânicas -, e comandado por Tadeu Patriota, o trimarã alagoano segue em busca de mais vitórias.

O grupo trabalha agora na captação de incentivo de patrocinadores alagoanos e já se prepara para a disputa da Regata Aniversário do Porto de Suape, que será realizada no próximo dia 24, largando do Porto de Recife e seguindo para o Porto de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco.

 

VITÓRIAS

Além da Regata Atapuz – Recife, o trimarã Fandango também foi vencedor da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) e do Circuito Recifense de Vela Oceânica, competições realizadas nos últimos dois meses.