O presidente da União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL), vereador reeleito Hugo Wanderley (PMDB/Cacimbinhas), se reúne - na manhã desta terça-feira, dia 20 - com um grupo de vereadores com o objetivo de alterar o atual estatuto da entidade, consolidando assim o projeto de reeleição.
Hugo Wanderley - caso consiga a alteração do estatuto - é candidato à reeleição e deve ter o apoio do PMDB (leia-se senador Renan Calheiros). Do jeito que o estatuto se encontra, a reeleição não é permitida. Existe uma discussão também em relação ao tempo de mandato.
O dia - para Wanderley - foi de telefonemas. O objetivo é agrupar pelo menos 50 edis. Logo após a discussão sobre o estatuto, os vereadores devem se confraternizar em um almoço. Os planos de Hugo Wanderley passam - necessariamente! - pela mudança do estatuto.
Com isto, o que é provável que ocorra, está rachado - em definitivo! - o atual grupo da União dos Vereadores de Alagoas. De um lado, Hugo Wanderley com o apoio do PMDB. Do outro, o vereador por Palmeira dos Índios, França Júnior (PSDB). Resta saber se o edil palmeirense tem o apoio do “ninho tucano”.
França Júnior tem articulado votos importantes pelo interior do Estado. Um dos fortes apoios disputados - tanto por Hugo Wanderley quanto pelo tucano - é do vereador de Murici, Anízio Amorim (PMN). Este, se seguir o lado de Calheiros, votará em Wanderley. Em todo caso, a disputa é tocada com um clima bastante amistoso. Hugo Wanderley e França Júnior são amigos.
Por fora, quem pode apoiar uma terceira via é o senador Benedito de Lira (PP). O pepista se fez presente na disputa passada, mas teve o grupo derrotado pelo atual presidente. Agora, De Lira pode novamente dar o ar da graça. Entre os senadores, a entidade não deve interessar a Fernando Collor de Mello (PTB).
Estou no twitter: @lulavilar