Cerca de mil corredores participaram, na manhã desta quinta-feira (15), em Maceió, da quarta edição da Meia Maratona Caixa da República, realizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte. A prova é patrocinada pela Caixa Econômica Federal e tem apoio técnico da Federação Alagoana de Atletismo (Faat). Os grandes campeões dos 21km foram os experientes maratonistas alagoanos Damião Anselmo, com o tempo de 1h09min18.02s, e Marily dos Santos, que se sagrou tricampeã da prova com o tempo de 1h27min29.99s.

A largada da prova foi dada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que fez questão de vir prestigiar o evento em comemoração à Proclamação da República. A corrida distribuiu a maior premiação da categoria no Estado, num montante de R$ 50 mil e, segundo a superintendente de Esporte e Desporto Escolar, Vânia Quintela, teve cerca de mil inscritos alagoanos e de outros estados, entre corredores profissionais, amadores, paratletas (cadeirantes) e iniciantes.

Na prova dos 21km no masculino, o campeão foi Damião Anselmo (AL), com o tempo de 1h09min18.02s, seguido por seu irmão gêmeo Cosme Anselmo (1h09min24.09s) e o baiano José Everaldo (1h11min02.13s). No feminino, Marily dos Santos sagrou-se tricampeã da prova com o tempo de 1h27min29.99s, seguida de Giovana Santos (1h29min37.83s) e Luciane Holanda (1h31min44.58s).

Damião Anselmo, natural de Paulo Jacinto e atualmente residindo no Rio de Janeiro, ao lado de seu irmão gêmeo Cosme, imprimiram um ritmo forte desde o início da corrida até o final. “Foi muito importante essa vitória na minha primeira participação nessa prova. Fizemos uma grande corrida, eu o Cosme. E vencer ou mesmo só participar em casa é mais emocionante!”, disse o experiente atleta, lembrando que precisa competir mais em Alagoas.

Já a experiente maratonista alagoana de Joaquim Gomes, Marily dos Santos, agora tricampeã da prova, superou o cansaço da rotina de corridas constante e também imprimiu um ritmo forte e terminou com tranquilidade. “É muito gratificante vencer aqui. Tudo ajuda: as pessoas torcendo, esse visual, o clima. Por isso que nessa data prefiro participar dessa meia maratona”, declarou Marily, muito animada com o tricampeonato.

“Esse evento é muito importante. Já estamos no seu quarto ano e está definitivamente marcado no calendário esportivo do Estado. Além de representar muito bem o momento da Proclamação da República. E o melhor, por meio da prática de uma modalidade esportiva que tem atraído muitos atletas, não só daqui de Alagoas, mas de vários estados do Brasil”, explicou o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, que representou o governador no evento.

Defensor de uma grande maratona em nível internacional para Maceió, o ministro Aldo Rebelo afirmou que essa meia maratona já um acontecimento que celebra a data importante para o Brasil, que é o 15 de novembro – a Proclamação da República. “Acho que é o primeiro passo para que tenhamos em breve uma maratona internacional que dê a essa data ainda mais significado e visibilidade, para o Brasil e para o Mundo, do que já é dado hoje por esse evento”, disse o ministro.

Confira a relação dos três melhores por prova:

 21 km masculino

1º Damião Anselmo de Souza (Appai Marinha - RJ) 01:09:18.02

2º Cosme Anselmo de Souza (Appai Marinha - RJ) 01:09:24.09

3º José Everaldo da Silva Mota (Grupo Corpus Vitalle – BA) 01:11:02.13