O governo de Valparaíso apresentou nesta quinta-feira uma ação contra o atacante argentino do Gastón Cellerino, do Unión La Callera, na noite de quarta-feira acertou uma voadora no goleiro Mauricio Viana, do Santiago Wanderers.

Cellerino, de 26 anos, que já defendeu o Celta de Vigo e o Livorno, é acusado de infringir a lei contra a violência nos estádios, disse o governador da província, Pablo Zúñiga.

O objetivo da ação judicial é que, segundo o governador, o atacante, que poderia reforçar o Universidad do Chile em 2013, permaneça afastado dos gramados por um bom tempo.

O jogador argentino teve que comparecer a um tribunal para ser formalmente acusado. Ao término da partida, válida pelo Torneio Clausura e que foi vencida pelo Wanderers por 2 a 0, o atleta foi detido.

O incidente aconteceu aos 49 minutos do segundo tempo, quando Cellerino. No momento em que deixava o gramado, o atacante foi provocado por Viana e o acertou com dois socos e um pontapé. A agressão gerou uma confusão generalizada, com empurrões e insultos.

Depois disso, Cellerino voltou a agredir Viana, desta vez com uma voadora, que exaltou os ânimos ainda mais. A confusão continuou na entrada dos vestiários.

"Qualquer um reage imediatamente quando é insultado ou quando alguém insulta sua família. Ele (Viana) não tinha que ter me falado nada. Eu estava deixando o gramado tranquilamente depois da atenção e ele foi me insultar sem motivo algum", justificou o atacante argentino antes de ir ao tribunal.

"Estou muito arrependido de ter dado esse espetáculo ruim dentro de um campo de futebol. Sei que me equivoquei e que fiz o que não tinha que fazer. Peço mil desculpas às famílias e às crianças que estavam assistindo ao jogo", completou Callerino, que, no entanto, descartou pedir desculpas a Viana, argumentando que foi provocado sem motivos.

Na audiência desta quinta, a juíza Verónica Toledo determinou que o atacante está proibido de deixar o país e de se aproximar da vítima durante a investigação, que, de acordo com ela, durará cerca de 40 dias.

Cellerino, que está emprestado ao Unión La Callera e deverá retornar ao Livorno ao final da temporada, pode pegar uma pena de 541 dias a até três anos de prisão pelo delito de agressão com resultado de lesões leves. Além disso, pode ser suspenso pelo tribunal disciplinar do futebol chileno.