A Comissão Especial de Investigação da Transpal está paralisada desde o início do processo eleitoral deste ano, quando - por decisão do presidente Paulo Corintho (PDT) - se resolveu suspender os trabalhos, uma vez que Corintho não queria que se confundisse com o momento das eleições.
Mas, desde então, a CEI se encontra parada e longe de apresentar seu relatório final. A CEI teve ainda o envolvimento - em seu início - de sindicatos e entidades, por investigar um assunto de total interesse da população: as razões pelas quais ocorreu o aumento da tarifa de ônibus em Maceió.
Ao falar sobre o assunto, na manhã de hoje, Paulo Corintho afirma que os trabalhos de diligência da Comissão estão adiantados. “Não sei se serão precisas novas diligências. Vou conversar com os membros da Comissão e retomaremos os trabalhos. Acredito que antes do fim da legislatura apresentaremos este relatório final. Temos um farto material que servirá de base para este relatório”.
Neste ano, os edis da Câmara Municipal de Maceió se debruçaram sobre duas CEIs: a da Transpal e a que investigou as causas da violência entre jovens. Esta última já teve o relatório final entregue, inclusive enviado a autoridades da segurança pública no âmbito estadual e federal.
Vale lembrar também que esta legislatura já sepultou uma CEI: a que tinha como o objetivo a investigação da chamada “máfia do lixo”.
Estou no twitter: @lulavilar