Dando continuidade à programação na cidade de Washington, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve na sede do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) nesta terça-feira (13). Com o diretor do BID, Ricardo Carneiro, o secretário tratou da operação de empréstimo que o Governo de Alagoas negocia com a instituição, no valor de US$ 150 milhões.

O secretário apresentou para a Divisão de Gestão Fiscal do Banco o andamento das etapas referentes ao Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Proconfins), planejamento que detalha as ações a serem financiadas pelo empréstimo. O Proconfins está direcionado para obras de infraestrutura turística do Estado, principalmente para a recuperação e restauração da malha rodoviária.

“O objetivo principal desse encontro era apresentar para os diretores internacionais do BID todo o processo que está sendo desenhando entre os técnicos do Governo de Alagoas e os consultores que trabalham no Proconfins. Essa transparência nas informações e o contato direto com a instituição faz com que o processo ganhe mais lisura e celeridade”, garantiu o secretário Luiz Otavio Gomes, que esteve acompanhado do diretor para Assuntos Internacionais do Governo de Alagoas, Eduardo Magalhães.

Na oportunidade, Luiz Otavio Gomes ainda tratou das oportunidades de negócios do Estado de Alagoas e todo o País. A apresentação foi feita para diretores e o coordenador geral das Operações com os Países do Cone Sul do BID, Jorge Seligmann.

O secretário esteve reunido ainda com diversos membros da diretoria do Banco, como Néstor Roa, chefe da Divisão de Transportes; Vicente Fretes, coordenador da Divisão Fiscal de Projetos do Cone Sul, além do assessor da presidência, José Luiz Luto, que enfatizou a boa relação estabelecida entre o Governo de Alagoas e a instituição.

“Por diversas vezes, o presidente Luis Carlos Moreno já citou a interação com o Governo de Alagoas. O trabalho que o governador Teotonio Vilela Filho desempenha é o fator principal para que esse bom relacionamento seja mantido, proporcionado um ambiente favorável para que as negociações avancem”, destacou