Nesta terça-feira, dia 13, o relatório internacional Mobilidade econômica e a ascensão da classe média latino-americana, do Banco Mundial, será lançado às 14h30, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília (SBS, Quadra 1, Bl. J, Ed.BNDES/Ipea, auditório do subsolo). O evento contará com as presenças de Moreira Franco, ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Deborah Wetzel, diretora do Banco Mundial para o Brasil, e Marcelo Neri, presidente do Ipea.
As versões em português, espanhol e inglês do estudo serão divulgadas simultaneamente em Brasília, Bogotá (Colômbia) e Washington (Estados Unidos). Em Brasília, a apresentação da pesquisa ficará a cargo de Francisco Ferreira, economista-líder do Departamento de Pesquisas para o Desenvolvimento do Banco Mundial, e de Luis Felipe López-Calva, economista-líder do Departamento de Pesquisas sobre Pobreza, Gênero e Capital do Banco Mundial.
O estudo analisa o contundente crescimento da classe média na América Latina. Após décadas de estagnação, esse segmento passou de 103 milhões de pessoas em 2003 para 152 milhões em 2009, um crescimento de 50%. A classe média tornou-se 30% por cento da população da região em 2009. Entre os países com melhor desempenho estão o Brasil, que compreendeu cerca de 40% do aumento da classe média na América Latina e no Caribe. O relatório questiona, no entanto, se o crescimento da classe média brasileira se sustentará ao longo dos anos, tendo em vista seu endividamento e o instável ambiente macroeconômico internacional.
O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo Portal Ipea. Os jornalistas interessados em cobrir o evento devem enviar seu nome, veículo e RG com órgão emissor para eventos@ipea.gov.br. Os jornalistas com equipamento de televisão deverão chegar ao menos 15 minutos antes.