A expectativa estava estampada no rosto dos integrantes das 32 equipes de todo o Brasil, que lotaram o auditório Ouro Preto, no Sauípe Class, na Costa do Sauípe (BA). Depois de dois dias de disputas equilibradas, apenas oito equipes garantiram a oportunidade de concorrer ao título de campeã nacional do Desafio Sebrae.
Entre elas está a Irecê Frutas & Derivados, formada por estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia, e campeã da etapa baiana da competição. O vencedor do jogo será anunciado nesta terça-feira (13), às 15h, no Bahia Othon Palace, em Salvador.
“Inicialmente, nós nos assustamos com a velocidade do jogo e não fomos bem nas primeiras rodadas. Aos poucos, crescemos e melhoramos nossa pontuação. Agora estamos na final, é incrível”, comemorou, emocionado, Carlos Oliveira, um dos integrantes da equipe. Formada por estudantes de Salvador, a Irecê Frutas & Derivados conta também com mais quatro participantes: Andressa Evangelista, Jordana Pereira, Felipe Limeira e Pedro Ferreira. Pedro, de 18 anos, se destaca ainda por ser o mais novo entre os 134 estudantes que disputaram a semifinal.
Segundo o diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, “a classificação de uma equipe baiana para a final servirá de estímulo para outros estudantes e mostra que nossas instituições estão sintonizadas com a prática do empreendedorismo”. O diretor falou ainda sobre a importância da realização do evento no estado. “O Desafio deixa u m legado pelo seu porte e importância e servirá para estimular a realização de outros eventos, colocando a Bahia em destaque no cenário nacional”, afirmou ao final da cerimônia.
As equipes participarão de uma série de rodadas que definirão a grande vencedora, que receberá, entre outros prêmios, uma viagem internacional a um polo de empreendedorismo. Segundo Maurício Guedes, coordenador do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), que realiza o Desafio junto com o Sebrae, os estudantes finalistas terão surpresas na reta final. “Eles terão que trabalhar muito e o jogo exigirá que todas as equipes exercitem a sua criatividade”, finalizou.
Desafio Sebrae
Considerado por especialistas como o maior business game do mundo, o Desafio Sebrae representa hoje a principal contribuição do Sebrae para a difusão da cultura empreendedora no meio universitário. Este ano, inscreveram-se mais de 154 mil alunos, sendo que 58% estão na faixa de 18 a 22 anos.
A competição leva a prática da gestão de uma empresa a jovens de todo o país, com o objetivo de desenvolver competências no ato de empreender. As equipes que chegaram até essa etapa final fizeram exercícios de como administrar uma empresa, aprenderam a trabalhar em equipe e testaram resultados. Na edição deste ano, os universitários estão gerindo uma fábrica de polpas e sucos de frutas tropicais.
Conheça as oito equipes finalistas e os estados que elas representam:
Futuros Empreendedores – São Paulo
Os Temperados – Paraíba
Amazon Fruits – Pará
Irecê Frutas e Derivados – Bahia
Run to Win – Paraná
Fenix – Espírito Santo
Desempregados – Rio Grande do Norte
Xeque Mate – Minas Gerais