A seleção brasileira de futsal fez seu papel nesta segunda-feira, ao golear o Panamá por 16 a 0, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Fifa de futsal. Com isso, vai às quartas de final, na próxima quarta-feira, às 7h (de Brasília), contra o vencedor de Argentina x Sérvia.

O jogo marcou ainda o retorno do ala Falcão aos jogos, recuperado uma lesão na panturrilha esquerda, sofrida no jogo de estreia. Ele atuou por um bom tempo, na segunda etapa, errou passes e sentiu a falta de ritmo, tentou uma finalização de letra e fez um gol, demonstrando que é opção para o técnico Marcos Sorato (Pipoca) para estes jogos eliminatórios.

Na semifinal, marcada para sexta-feira, se chegar lá, o Brasil pode enfrentar o vencedor de Colômbia x Ucrânia. No outro lado da chave, o duelo é todo entre as seleções europeias: Portugal x Itália e Espanha x Rússia. O torneio termina no domingo, quando acontece a decisão de 3º lugar e a grande final.

ROLA E CHUTA

Esta vitória no duelo contra os panamenhos, por sinal, foi fácil e tranquila. Com toques rápidos, sempre de primeira, e girando a bola, a seleção brasileira foi marcando os gols sem parecer ter feito esforço.

A primeira etapa terminou 8 a 0, e os autores foram Ari (dois gols), Jé (dois também), Neto, Simi, Rodrigo e Fernandinho.

Todos estes gols saíram em tabelas, seja com cruzamento ou bola ajeitada por pivô, para a finalização.

No segundo tempo, a vantagem fez com que, naturalmente, os brasileiros se esforçassem para fazer o tempo passar, e aproveitar o nervosismo dos panamenhos, que tiveram dois expulsos (Perez e Mena).

Com os reservas entrando para pegar ritmo (inclusive os goleiros Franklin e Guitta), Vinícius, Rafael (dois), Jé, Falcão, Rodrigo, Fernandinho e Ari fizeram mais oito gols e fecharam o placar deste duelo.

O Brasil igualou a Rússia, que fez 16 a 0 ante Ilhas Salomão na primeira fase, com a maior goleada do Mundial.

CONFIRA OS JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL:

DOMINGO
Paraguai 1x4 Portugal
Ucrânia 6x3 Japão
Espanha 7x1 Tailândia
Irã 1x2 Colômbia

SEGUNDA-FEIRA
Itália 5x1 Egito
Brasil 16x0 Panamá
Rússia 3x0 República Tcheca
12h Sérvia x Argentina