Restam poucas vagas para o 2º Seminário Estadual de Educação para Paz, realizado pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com o tema “A Educação como instrumento de construção da paz”, o seminário acontece no auditório da Reitoria da Ufal, no campus A. C. Simões, das 8h às 16h.
O público alvo são professores dos 30 municípios alagoanos onde está implantado o programa “Educação para Paz”, da Sepaz, além de docentes, estudantes e membros da comunidade acadêmica, mas é aberto a todos que quiserem debater educação para uma cultura de paz.
“Buscamos uma troca de experiências entre os representantes da universidade, de faculdades particulares, escolas públicas e particulares, e os movimentos sociais. O foco não é falar do programa realizado pela Sepaz, mas fortalecer e difundir a discussão sobre educação emocional em Alagoas como um todo", falou o secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico.
O seminário contará com as palestras das professoras da Ufal Ruth Vasconcelos – coordenadora do "Ufal em defesa da vida" e do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas, que vai falar dos desafios da transição da cultura de violência para uma cultura de paz – e Lavínia Cavalcanti – coordenadora do curso de Direito da UFAL, com o tema "Como mediar conflitos na escola de forma não-violenta".
O idealizador do sistema Liga pela Paz, que orienta a educação emocional em escolas em todo o país, João Roberto Araújo, também estará presente no seminário com a palestra "Bullying - como prevenir a violência nas escolas e educar para paz”.
As inscrições para o seminário são gratuitas e feitas no site da Sepaz (www.paz.al.gov.br) ou durante o credenciamento, no local. Os participantes receberão um certificado de 8h de carga horária.
Dia Internacional da Ciência pela Paz
Além de trocar experiências sobre educação emocional para crianças, o 2º Seminário Estadual de Educação para Paz será ainda um momento para aproximar a Academia e os futuros professores do tema, já que o dia 10 de novembro é o Dia Internacional da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.
A data foi promulgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001 e é celebrada no Brasil desde 2005. A própria realização do seminário na universidade foi pensada para celebrar a data e aproximar o ambiente acadêmico da discussão sobre a cultura de paz.