O deputado estadual João Henrique Caldas (PTN), o JHC, deve contar com uma força a mais na luta pela sua manutenção no mandato, depois que perdeu no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) o processo que pede a cassação do mandato com a tese de abuso de poder religioso. Trata-se da Frente Parlamentar Evangélica que começou a discutir o tema e se posiciona de forma favorável ao parlamentar alagoano.

JHC se encontra em Brasília, onde deu entrada com o Recurso Ordinário. A melhor estratégia é traçada pelos advogados e o deputado estadual - como já ressaltou o CadaMinuto - se encontra bem confiante com êxito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quanto à Frente Parlamentar Evangélica, a tese de abuso de poder religioso foi discutida em plenário no dia 6 de novembro. Mas deve voltar a pauta na próxima semana, numa tentativa de mobilizar evangélicos, que possuem por tradição o envolvimento direto no processo eleitoral para conduzir representantes às esferas do Legislativo, seja municipal, estadual ou federal.

JHC tem recebido o apoio e acredita ser importante o posicionamento da sociedade em relação ao tema. De acordo com ele, houve revolta por parte de deputados evangélicos, o que faz com que o assunto comece a ter repercussão nacional. Se o TRE/AL acertou ou não, o TSE vai se pronunciar sobre o assunto.

A convocação da pauta foi feita pelo deputado presidente da Frente, João Campos (PSDB/Goiás). Além deste tema, a Frente Parlamentar também se ocupou de outras discussões como a Reforma do Código Penal e a resolução que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a questão de orientação sexual.  

Estou no twitter: @lulavilar