Na busca pela cadeira de presidente da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL) despontam os edis Hugo Wanderley (PMDB/Cacimbinhas) e França Júnior (PSDB/Palmeira dos Índios). Ambos fazem parte do atual grupo que comanda a entidade e eles dividem preferências pelo interior do Estado de Alagoas.
Os vereadores da capital - tradicionalmente! - se envolvem pouco na briga. Pelas casas legislativas do interior - entretanto - o assunto já está em pauta. Apesar das candidaturas mantidadas, nem Hugo Wanderley, nem França Júnior descartam a possibilidade de composição com o único nome. O que significa dizer que pode prevalecer aquele que tiver melhor condições para estar no comando da entidade quando 2013 chegar.
Por condições leia-se: apoios. De um lado Hugo Wanderley espera contar com o apoio do senador Renan Calheiros, com quem já manteve contato - segundo fontes - e tratou do assunto. Mas, França Júnior também possui bom trânsito entre peemedebistas. Tem grande amizade com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, por exemplo, e - não é um peemedebista, mas é como se fosse! - com o vereador Anízio Amorim, o Anizão (PMN).
Hugo Wanderley ainda comemora o apoio da família Beltrão. França Júnior também tem bom trânsito por algumas das casas da região. Além disto, o vereador de Palmeira dos Índios se mostrou tão atuante quanto o presidente da UVEAL dentro do grupo que faz parte. Esteve nas discussões sobre o foro privilegiado e - ao lado de Anizão - comandou a Comissão de Reforma Política da UVEAL.
Enfim, a briga por espaços é boa! E o interessante - neste caso - é que França Júnior e Hugo Wanderley não se distanciaram. Seguem se reunindo, com grupos de vereadores, durante a semana. Em pauta, sempre a disputa da UVEAL. O diálogo é sempre o mesmo: vamos colocar as candidaturas e buscar construir, sem fechar portas. Até mesmo porque são duas candidaturas da situação e nenhum grupo opositor se manifestou ainda. Pode se manifestar? É difícil adivinhar o futuro.
É claro que chegará o tempo em que os pretensos candidatos vão procurar os caciques. E aí pode nascer a disputa PMDB contra PSDB. Será que Renan Calheiros e o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) entrarão nesta disputa?
Estou no twitter: @lulavilar