O Maceió Voluntário e o Movpaz/AL, são organizações não governamentais, sem fins lucrativos e sem nenhuma tendência partidária de origem religiosa ou política, existem em Maceió desde 2000, aonde vem desenvolvendo ações por uma cultura de paz e pela cidadania.

Desde 2007, desenvolvemos um projeto sócio esportivo com aproximadamente 60 jovens do Benedito Bentes, com o objetivo de trabalhar a inclusão social através da cidadania, do esporte e de uma cultura de Paz.

Estamos em realização do Projeto Concerto para Luiz Gonzaga – 100 anos por uma Cultura de Paz, neste projeto destinaremos 50% da renda arrecadada em bilheteria para comprar instrumentos musicais com a finalidade de trabalhar através da música a inclusão social dos jovens em situação de vulnerabilidade social do bairro do Benedito Bentes considerado um dos mais violentos de nossa capital.

Motivados pela vida de Luiz Gonzaga que sempre fez o bem por onde passou, gostava de freqüentar os circos, as feiras e os lugares mais humildes, para levar a eles um pouco de alegria e dignidade para o povo tão sofrido, ajudando esse povo com suas ações solidárias.

Nosso objetivo é Fortalecer a rica diversidade musical de nossa cultura nordestina e desenvolver ações para que o projeto sócio esportivo seja fortalecido com a música para os jovens carentes no bairro do Benedito Bentes, com aulas de instrumentos musicais, facilitadas por professores de música capacitados, para ensinar instrumentos como violão, violinos, flautas, percussão e safonas inicialmente. Trabalhando desta forma a inclusão social dos jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para realização do projeto em questão contamos com a parceria das ONGs Maceió Voluntário, Movpaz/AL, UFAL (através da coordenação de música do espaço cultural da antiga reitoria), Coral Prisma, com o Quinteto de Cordas Alagoas e da viabilização de patrocínios da iniciativa privada além do apoio do FIEA.

Vale ressaltar que os artistas envolvidos (Santanna “o Cantador”, Altemar Dutra, Wilma Araújo, (ator) Licurgo Spinola cobram um cachê simbólico dando a oportunidade de tornar viável este projeto.