0 prefeito tucano eleito em Pão de Açucar, Jorge Dantas, candidatíssimo a presidência da AMA, é mais um a criticar o pacto federativo vigenhte no Brasil.

"Vivemos um federalismo de pires na mão. Não é possível um federalismo onde os municípios não tenham autonomia, sem uma clara divisão de prerrogativas, de competências, sem lastro que permita que os entes subnacionais possam desenvolver as políticas públicas", disse Jorge Dantas.

"Você fica submetido", queixou-se, alinhando seu discurso ao de vários prefeitos no estado de Alagoas. A queixa dos gestores municipais se originam nas dificuldades financeiras pelas quais passam muitas cidades, consequência da redução do IPI prorrogada pela presidente Dilma, que afeta diretamente a arrecadação de Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Na prática, disse Dantas o que a União está fazendo "é a bondade com dinheiro dos outros." Seria uma espécie de Robin Hood às avessas.

Para ele, os municípios e estados mais pobres pagam para manter empregos e a atividade econômica no Sul e Sudeste. Dantas anunciou, o que "a gente defende é que existam compensações para os municípios."

Dantas admite que a situação tende a se agravar ainda mais, a partir de janeiro "se atual política econômica for mantida pelo governo federal . "O quadro é complicado e dizem que no próximo ano será pior",comentou ele.

E por fim, denunciou Jorge Dantas "do jeito que vai, muitas prefeituras não fecham contas esse ano."

acesse>twitter>@Bsoutomaior