A equipe da brasileira Marta, o Tyreso, sagrou-se campeão sueco neste sábado, ao vencer o Malmo, fora de casa, por 1 a 0, e garantir o troféu no saldo de gols. Foi a primeira conquista de Marta no clube, depois de ser obrigada a voltar à Europa pelo fim da Liga norte-americana.
Os dois times terminaram o Campeonato empatados com 55 pontos. O saldo positivo de 53 - contra 37 do Malmo - valeu ao Tyreso a primeira taça nacional. O time teve os melhores ataque e defesa da competição.
Madelaine Edlund, aos 36 minutos do segundo tempo, marcou o gol de titulo de cabeça, após assistência de Caroline Seger. A partida também ficou marcada por uma paralisação de quatro minutos, em lance duvidoso que poderia ter tirado o título da equipe de Marta.
Logo após o gol de Edlund, a goleira Sobergo, do Tyreso, bateu roupa e quase deixou a bola entrar. As jogadoras do Malmo reclamaram com a árbitra Jenny Palmqvist, que precisou se reunir com uma de suas assistentes para decidir. Ao final da conversa, não foi marcado gol.
O Malmo também desperdiçou um pênalti, cometido pela brasileira Elaine, durante o primeiro tempo.
Esse foi o quinto título sueco da brasileira Marta. Jogando pelo Umea, a meia-atacante, eleita cinco vezes a melhor do mundo, conquistou quatro campeonatos entre 2005 e 2008.