A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta segunda-feira (29), a capacitação dos coordenadores municipais da Campanha de Vacinação Antirrábica, que irá ocorrer em Alagoas no período de 24 a 30 de novembro. O objetivo é imunizar 525.461 animais, sendo 353.765 cães e 171.696 gatos, já que eles são responsáveis por transmitir a doença para os humanos.

Durante a capacitação foi anunciado que o Dia D de Vacinação Antirrábica irá ocorrer em 24 de novembro e, no período de 26 a 30, a campanha segue para a zona rural, onde irão funcionar postos volantes. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva em Alagoas, Valmir Costa, devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de dois meses de idade.

De acordo com ele, a vacina garante imunidade durante um ano e depois deste período deve ser repetida. “No dia da campanha, é indispensável que os próprios donos conduzam seus animais, para evitar acidentes nos postos de vacinação”, alertou Valmir Costa. O coordenador estadual destacou que a vacina é o instrumento principal para evitar a ocorrência de casos da doença em Alagoas, onde a última incidência aconteceu em 2003, por agressão de cão.

“No período de 1986 a 2012, a situação epidemiológica da Raiva Humana apresentou 100 casos em Alagoas e 774 no país. A relação entre animais vacinados e a não ocorrência de óbitos aponta que, quanto maior a cobertura vacinal, menor será o número de óbitos por Raiva Humana”, disse Valmir Costa, acrescentando que as campanhas reduzem a possibilidade de transmissão do vírus e, acompanhadas de ações sistemáticas de vigilância epidemiológica, conduzem ao controle da doença.

Raiva - A raiva é uma doença transmitida de animais para o homem, causada por vírus, e com alta taxa de mortalidade. O vírus é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados e aloja-se no cérebro, causando confusão, desorientação, agressividade, alucinações, dificuldade de deglutir, paralisia motora, espasmos e salivação excessiva. Em caso de mordida por mamífero, deve-se lavar bem a ferida com água e sabão e se encaminhar para uma unidade de saúde.