Um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) será discutido na quarta-feira (31), entre o secretário, Alexandre Toledo, e o presidente da associação, Balduíno Tschiedel. O encontro acontece às 18h, no prédio sede da secretaria, no bairro do Jaraguá.


Na ocasião, será apresentado o projeto ‘SBD vai ao Gestor’, que pretende firmar uma parceria entre a sociedade e os órgãos de saúde estaduais. O convênio é voltado para a formação de recursos humanos, educação permanente, aprimoramento profissional e desenvolvimento de ações científicas e tecnológicas de atenção ao diabetes em Alagoas.


Além disso, a iniciativa – que será levada a todos os estados brasileiros – tem como um dos objetivos principais saber como anda a situação da distribuição de insumos para os pacientes. Na oportunidade, eles irão discutir quais as dificuldades e prioridades no atendimento aos portadores da enfermidade, que vem se tornando um problema de saúde pública em todo o mundo.


Dados - Pelas estimativas, o Brasil possui aproximadamente 12 milhões de diabéticos, com 500 novos casos surgindo diariamente. Em Alagoas, são cerca de 130 mil pessoas vivendo com a doença e, somente no último ano, 16.868 alagoanos foram internados para tratamento de complicações do diabetes, como pé diabético, acidente vascular cerebral e crise hipertensiva.


Diante disso, a Superintendência de Atenção à Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica da Sesau, vem promovendo uma série de ações para sensibilizar e conscientizar gestores e a população quanto à necessidade de prevenir ou retardar o diabetes e suas complicações. A ideia é disseminar informações para a implementação de estratégias eficazes e políticas de prevenção.


E, para marcar o Dia Mundial do Diabetes – comemorado em 14 de novembro –, o órgão realiza, no próximo dia 6, no Conselho Regional de Farmácia, o II Encontro Estadual do Diabetes. O evento é voltado para coordenadores e profissionais das administrações municipais. As cidades também receberão material educativo para apoiar as atividades.