Dos tucanos de bico grosso, quem melhor interpretou o resultado do segundo turno das eleições municipais foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Para ele, o PT ganhou em São Paulo porque o ex-presidente Lula teve a coragem de apostar num nome novo (Fernando Haddadd).É o que o PSDB deverá fazer também a partir de agora, disse ele, sem que isso represente o alijamento de suas lideranças mais antigas.
Fernando Henrique disse também que está havendo hoje no Brasil uma “mudança de geração”, sendo o momento adequado para que as lideranças tradicionais do seu partido “empurrem” as mais novas.
Isso ocorreu, por exemplo, no Recife com a candidatura de Daniel Coelho (que obteve quase 30% dos votos válidos) e em Maceió com a vitória estupenda do prefeito eleito Rui Palmeira.
Textual: “O PSDB precisa voltar a ter uma atitude muito mais próxima do que o povo está sentindo hoje, no Brasil. Nós temos que acompanhar essa mudança e se possível avançar mais. Pelo que vi, o PSDB, no conjunto do Brasil, vai se sair melhor do que estava antes. Mas isso não quer dizer nada. É bom, mas não é suficiente. Tem que estar alinhado com o futuro”.
O ex-presidente vê com bons olhos a aproximação de Aécio Neves (PSDB) com Eduardo Campos (PSB) mas considera cedo para dizer se isso resultará em “casamento” para 2014.
Textual: “A articulação com o Eduardo Campos eu acho boa. É preciso ampliar os apoios e acho normal que os políticos conversem. Estamos acostumados com a situação anterior, da ditadura, com oposição muito rígida, mas isso não é normal numa democracia, onde os principais líderes devem se entender”. Adiante: “Nos países democráticos, tem que ter oposição. Agora, se ele (Eduardo) vai buscar nos apoiar ou se vai esperar que nós o apoiemos, é cedo para se dizer”.
Ao ser questionado sobre se a derrota de Serra, em SP, representa uma vitória pessoal de Lula, FHC foi diplomático: “No caso de São Paulo, sim. Em outros lugares, ele perdeu. Perdeu no Amazonas (para Arthur Virgílio), perdeu no Recife (para Geraldo Júlio). Eleição é assim: ganha num lado, perde o outro e não adianta generalizar”.
acesse>twitter>@Bsoutomaior









