Dona de três medalhas na Olimpíada de 2004, a francesa Laure Manaudou anunciou o fim da sua carreira para ainda este ano.
Uma das musas da natação, ela deve se aposentar após o Campeonato Europeu de piscina curta que será disputado em seu país entre 22 e 25 de novembro.
A nadadora francesa mais vitoriosa da história, que completa 26 anos na próxima terça-feira, garantiu ao jornal Le Courrier Picard que para em 2013.
"Disputo aqui uma de minhas últimas competições porque, sem dúvida, vou deixar de nadar depois do Campeonato Europeu", declarou Manaudou.
Em Atenas, ela conquistou a medalha de ouro nos 400 m livre, a prata nos 800 m livre e o bronze nos 100 m costa. Nos Jogos de Londres, acabou eliminada nas séries de 100 m e 200 m do nado costa, mas, em seguida, afirmou que tinha intenção de continuar competindo.
Em 2009, a nadadora já havia interrompido sua carreira para dar à luz Manon, sua filha com o nadador Frédérick Bousquet.
Em Pequim-2008, Manaudou terminou em último lugar na final dos 400 m livre --suaprova favorita--, e penúltima nos 100 m costa. Num intervalo de dois anos, ela havia deixado de ser a detentora de três recordes mundiais e queridinha dos franceses para ser personagem de escândalos sentimentais e fracassos esportivos.
Na preparação para os Jogos organizados pela China, Manaudou se separou do treinador Philippe Lucas e mudou-se para Turim, onde vivia com o então namorado, o italiano Luca Marin. Encerrado o relacionamento, foram publicadas na internet fotos eróticas de Laure Manaudou.
"Tenho todos os títulos. Consegui tudo o que queria, inclusive mais do que sonhei", disse a francesa quando parou pela primeira vez. Porém, dois anos mais tarde, vestiu novamente o maiô e foi treinar nos Estados Unidos, onde atualmente reside com sua família.
Seu irmão Florent, 21, tornou-se o primeiro francês a conquistar o ouro olímpico nos 50 m livre.