Depois de conquistar o primeiro lugar na Regata do Circuito Recifense de Vela Oceânica, a equipe alagoana do Veleiro Fandango também ganhou destaque em outras competições realizadas nesse mês de outubro, ficando em primeiro lugar na XXIV Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha, e em segundo lugar na Regata Noronha/ Natal. Com o ótimo desempenho, os representantes de Alagoas subiram ao lugar mais alto do pódio, trazendo para Alagoas o Prêmio Roberto Ciarline, que é destinado ao clube que teve o melhor desempenho na Refeno. A premiação ficou com a Federação Alagoana de Vela e Motor.
O primeiro lugar na Refeno foi conquistado pelo Fandango na categoria Trimarã B. O trajeto da competição – Recife – Fernando de Noronha - foi cumprido pela equipe alagoana em 34 horas e 22 minutos. No trajeto Noronha/ Natal, que é a regata de retorno, a equipe também obteve um ótimo resultado, tendo em vista o tempo ruim, com vento e chuva, e um problema enfrentado pelo grupo com a vela mestra. Apesar disso, a equipe garantiu o segundo lugar na competição.
“Apesar de não contarmos com apoio de nenhuma empresa do Estado, foi um ótimo resultado para Alagoas”, afirma um dos integrantes da equipe alagoana, o ecólogo Mateus Gonzalez.
No total, 81 embarcações partiram do Recife em direção a Fernando de Noronha para participar da XXIV Refeno e apenas quatro deles não conseguiram concluir o percurso. Na noite de premiação, um dos velejadores do Fandango, Júlio Patriota, havia preparado uma grande surpresa para a noiva Miriam Paiva, que foi pedida em casamento na ocasião.
O tripulação do Fandango é comandada por Tadeu Patriota e formada por Júlio Patriota, Guilherme Paiva, Rodrigo Fragozo, Mateus Gonzalez e Juliano Gonzalez. O barco trimarã Fandango é um veleiro de 32 pés confeccionado em casa pela família Patriota de Oliveira. O modelo Farrier 32, F-32SR (Super Race), FAXR (Super Race), é uma embarcação inovadora, que foi construída a partir de um projeto Norte Americano a base de camadas de fibra com cola epóxi, sobre espuma de Divynecell, o que explica a resistência e leveza da embarcação e possibilita um alto desempenho nas manobras e máximo desempenho em navegabilidade e velocidade.