O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) consolidou na tarde desta quinta-feira (25), o termo de cooperação com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para concessão de Microcrédito Orientado com Assistência Técnica. O convênio contemplará a orientação para crédito de até R$ 15 mil. A cooperação foi anunciada durante a realização da mesa técnica da Emater/AL na Expoagro 2012.
No novo convênio o papel da Emater/AL será identificar a demanda de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) nas modalidades Jovem, Mulher, Semiário, Agroecologia, entre outros, exceto as modalidades A e A/C. O objetivo do programa é o fortalecimento das atividades produtivas com linhas de financiamento rural.
Para diretora presidente da Emater/AL, Inês Pacheco, o novo compromisso está entre as metas prioritárias do instituto, já que existe público, porém não há conhecimento ou interesse pelas demais modalidades. “Seremos os interlocutores para ampliação do crédito. Vamos identificar as demandas, viabilizar a emissão das DAPS Jurídicas e prestar assistência técnica aos pronafianos. Papel que já desempenhamos na maioria dos municípios alagoanos”, informou Inês Pacheco.
Durante o debate sobre crédito, o gerente executivo da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, Manoel Roberto Muniz, falou da expectativa da instituição com a criação da Emater/AL. “Estou torcendo que a Emater Alagoas se estruture para fazermos projetos de qualidade, com técnicos capacitados que dê resultado no campo. Essa parceria é muito importante para que tenhamos resultados efetivos”, destacou o representante do BNB.
A secretária de Políticas Agrícolas da Fetag-AL, Rilda Alves, lembrou que do ano passado até o momento foi contratado somente um Pronaf Jovem em toda Alagoas. Em 2012 o Banco do Nordeste não contratou nenhum. A modalidade tem como perfil jovens agricultores familiares, entre 16 e 29 anos, pertencentes a famílias enquadradas no PRONAF ou que tenham participado de curso ou estágio de formação profissional que preencham os requisitos definidos pela SAF/MDA ou que contem com assistência técnica.
“O Pronaf Jovem é somente um exemplo. Temos jovens preparados, que estão querendo ficar no campo com qualidade de vida o que falta é orientação técnica. Estamos apostando na retomada da Emater/AL porque acreditamos em profissionais qualificados pra orientar esse e outros grupos”, frisou Rilda Alves.