O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Welton Roberto, aposta na importância de um debate entre os postulantes ao cargo. De acordo com ele, diante das propostas que estão sendo postas e das discussões que são fomentadas - em grande parte nas redes sociais - o confronto (no bom sentido!) entre as cinco candidaturas pode deixar mais claro para o advogado-eleitor o voto.
Welton Roberto ressalta a concordância com a ideia do Sistema Pajuçara de Comunicação o que já reuniu os assessores dos candidatos. Por aqui, o CadaMinuto também estuda esta possibilidade. Para o advogado criminalista, quanto mais melhor. “Vou a todos que tiverem, porque acho importante. É interessante que todos os candidatos pensem assim”.
O debate com ampla cobertura pode ser uma novidade no pleito. Se vai fazer a diferença ou não, é algo que só é possível afirmar quando este ocorrer e qual a sua repercussão. Mas, diante de um processo eleitora que reúne cinco candidatos e aproximadamente seis mil eleitores, é evidente que qualquer discussão mais aprofundada e distante das rasas trocas de farpa auxiliam o processo.
Isto ainda se torna mais forte quando o pleito possui candidatos extremamente preparados para o confronto de ideias, que é o que ocorre com a OAB/AL, que promete uma das eleições mais acirradas de sua história. Pois, além de Welton Roberto, estão também na disputa Marcelo Brabo, Thiago Bomfim, Rachel Cabús e Cláudia Amaral. Quanto mais canais de diálogo melhor.
Cláudia Amaral - por exemplo - já percebeu isto também. Sua chapa criou a TV Nossa Ordem (ainda falarei no assunto aqui) como uma maneira de explorar de forma bastante positiva as redes sociais. Aliás, a internet e as tais redes tem sido um dos palcos de batalha (novamente: no bom sentido!).
Estou no twitter: @lulavilar