Orientações sobre responsabilidade social e conservação de moradias marcaram o encerramento das atividades sociais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para as famílias do Residencial Cidade do Povo, em Penedo. O evento reuniu, nesta quarta-feira (24), a equipe técnica da secretaria e as famílias beneficiárias do conjunto.
Durante o período de construção das habitações, cursos profissionalizantes, palestras e atrações culturais, sanitárias e ambientais levaram consciência e cidadania aos moradores do residencial. No evento de encerramento, as famílias compartilharam as experiências que tiveram ao longo das atividades.
Segundo a assistente social Teresa Medeiros, diretora de Projetos Sociais da Superintendência de Articulação de Projetos Sociais da Seinfra, os moradores tiveram a oportunidade de avaliar o trabalho social realizado pela secretaria e os técnicos puderam reforçar o incentivo a boas práticas individuais e coletivas.
“Lembramos às famílias alguns cuidados que já haviam sido abordados em atividades anteriores, como a preservação das moradias e do meio ambiente. Foi muito bom ver a participação de todos os envolvidos e a consciência sobre o que realizamos”, comentou Teresa Medeiros.
A empregada doméstica Rita de Cássia foi uma das beneficiárias presentes no encerramento. Ao longo do projeto, ela participou de cursos de cabeleireiro e artesanato em sandália e agora avalia os benefícios das ações. “Quero conciliar meu emprego com as atividades que aprendi nos cursos. Vou comprar material para começar a decorar sandálias para vendê-las e, assim, aumentar a renda da minha família”, disse a moradora.
Arborização
Nesta terça-feira (23), técnicos da Seinfra distribuíram mudas de árvores no residencial, orientando os moradores sobre os cuidados com a planta. Cada família recebeu uma muda da árvore africana conhecida como “Neem”, que vai garantir grandes sombras, amenizando o calor sobre as moradias. A árvore também possui propriedades repelentes e medicinais.
Social
Ao todo, foram 344 famílias atendidas pelo Projeto Social da Seinfra em Penedo. O Governo do Estado entregou as casas em julho deste ano, mas os moradores foram assistidos e capacitados desde o início das construções.
Outros projetos sociais da secretaria levam cultura, cidadania, consciência ambiental e capacitação profissional aos beneficiários dos programas habitacionais do Estado nos municípios de Campo Alegre, Feliz Deserto e Coruripe.
“A cada ação que desenvolvemos junto às comunidades alvo dos nossos projetos, sentimos o quão importante é a presença mais efetiva do poder público. Trabalhos como esse de Penedo significam muito não somente para a comunidade, mas para todos os técnicos sociais que colocam compromisso e responsabilidade no que fazem. Estamos desempenhando o nosso papel”, disse Angela Paim, ressaltando o trabalho das assistentes sociais Sheila Lobo e Maíra Rocha, do motorista Emerson de Oliveira e a parceria da Secretaria de Assistência Social do Município de Penedo para o sucesso das ações.