Técnicos Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), estiveram reunidos com representantes da Usina Negócios e do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) nesta quarta-feira (24) para discutir o andamento do projeto que visa capacitar aproximadamente 112 gestores públicos.

O objetivo do encontro foi a apresentação do relatório que traz o mapeamento do perfil atual dos gestores em exercício, realizado pela empresa Usina Negócios. Nele consta uma série de análises, inclusive das entrevistas realizadas pela empresa com superintendentes, coordenadores especiais e diretores de nove órgãos do executivo.

Segundo a Assessora Especial da Seplande, Alyne Vieira, essa é uma etapa muito importante do projeto, pois a partir desse relatório é que poderá ser traçado o perfil do futuro gestor. “Nossa missão num primeiro momento, é a de diagnosticar como se porta o gestor atual, identificar possíveis pontos de melhora, e por fim capacitá-lo para que ele possa ter uma gestão de excelência”.

O diretor executivo da Usina Negócios, Edmilson Fialho, explica que um software foi desenvolvido especificamente para esse tipo de entrevista, garantindo o cumprimento dos prazos estabelecidos.“Até o momento, todos os objetivos fixados foram cumpridos” explica Fialho.

O projeto, um convênio realizado entre o Governo do Estado, através da Seplande e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), conta com recursos da ordem de R$ 680 mil e deverá ser executado até o mês de março de 2013, com o objetivo de melhorar os sistemas de atenção ao público e profissionalizar a gestão pública no Estado.

O plano de capacitação envolve as secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário; Turismo; Gestão Pública; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Ciência, Tecnologia e Inovação; Pesca e Aquicultura; Planejamento e Desenvolvimento Econômico, além da Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Desenvolve - Agência de Fomente de Alagoas. As capacitações ainda envolverão todos os gerentes de projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa.