Quem acompanha a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, observa o trabalho que vem sendo desempenhado pelas assessorias dos candidatos; o que deu ao processo proporções de eleição municipal, saindo da esfera de uma mera disputa de categoria. O que traz questionamentos - evidentemente! - pertinentes por parte da opinião pública.
Um deles é em relação aos gastos de campanha. Vale lembrar que o cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, não tem salário. Logo, as campanhas milionárias investem muito alto para uma função que tem seu “quê” de altruísmo. Por qual razão?
Outro ponto: atrelado a isto surge a necessidade de ser transparente com o eleitor. Aí, novamente entra a prestação de contas. Claro, os candidatos que assim o fazem - neste caso! - fazem pela necessidade do pleito, pois não a elemento que os obrigue. Mas, é um grande avanço.
Quanto a esta iniciativa, quem tem se organizado para tal é Welton Roberto e Cláudia Amaral. Seria uma boa para todos, já que em relação ao debate de ideias, as cinco candidaturas estão ocupando - de forma eficiente! - os espaços nas redes sociais e nas ruas da cidade.
O conselheiro federal Pedro Acioli - que apoia a chapa de Rachel Cabús - também chamou a atenção para o fato de que a candidata também se manifestou sobre o tema, afirmando o compromisso de disponibilizar todos os dados no site da OAB.
No uso das redes, Cláudia Amaral trouxe uma proposta interessante: a TV Nossa Ordem. De acordo com sua assessoria, um canal no Youtube com divulgação de vídeos com entrevistas dos candidatos da chapa, depoimentos de advogados e virais sobre a advocacia alagoana. Por lá, já tem um bate-papo com a própria Amaral e com o seu vice Luiz Carlos Almeida.
Amaral falou sobre o assunto: “Já que as eleições da OAB não permitem programa eleitoral na televisão, buscamos uma forma alternativa e de custo-benefício vantajoso para divulgar nossas propostas e projetos”, afirmou. "Acredito que a TV Nossa Ordem já é um eficiente canal de comunicação com as advogadas e advogados, imprensa e sociedade alagoana", completou.
Estou no twitter: @lulavilar