APL Ovinocaprino leva “bode móvel” à Expoagro 2012

25/10/2012 23:35 - Economia
Por Redação

Desde a última terça-feira (23), o público que visita a 62ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro), é surpreendido pela ação itinerante promovida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura, destinada aos criadores. O micro-ônibus, mais conhecido como “bode móvel”, é equipado com um laboratório de análises e conta com uma equipe de quatro estagiários da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e uma médica veterinária, que trabalha até domingo (28) na emissão de laudos, em tempo real, dos animais.

O veículo está disponível há três anos como ação permanente do arranjo e é responsável por levar assistência técnica a algumas localidades de difícil acesso das regiões integradas ao APL. Durante a participação na Expoagro, os criadores vão poder avaliar o nível de contaminação de verminose de seus animais, sem nenhum custo adicional.

“É tudo muito simples, o laudo é emitido em até uma hora e assinado pela nossa médica, tudo como deve ser. Alguns criadores não tem acompanhamento veterinário, acabam automedicando os animais e muitas vezes isso prejudica o desempenho deles, acarretando outros problemas que não aconteceriam com a devida orientação”, explica o gestor do APL Ovinocaprinocultura, Reginaldo Guedes.

Ainda segundo o gestor, a iniciativa faz a diferença para o território, uma vez que o APL Ovinocaprinocultura é considerado um dos mais ativos de todo o país. “Em dois anos nós conseguimos reduzir o tempo de abate dos animais de 10 para 8 meses. Isso foi alcançado com a determinação da nossa equipe, com o aprimoramento de gestão. É importante provocar ações contínuas, o ‘bode móvel’ é uma delas”, ressalta o gestor. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..