A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde consolidaram, nos últimos dias, mais uma etapa da gestão participativa na atual administração, com a posse de novos conselheiros gestores em duas unidades de saúde do município. Formado por 16 representantes – 50% de usuários e 50% de representantes da gestão pública e trabalhadores da saúde – o Conselho tem como objetivo incentivar a participação e integração entre os três segmentos representativos, auxiliando e fiscalizando os serviços prestados nas unidades de saúde.
O primeiro conselho gestor a empossar seus novos membros para a gestão 2012/2014 foi o da US Graciliano Ramos. Na unidade, tomaram posse Simone Paes de Lima, Luciano Marinho da Silva, Ana Maria da Silva e Joseneide Fernandes de Souza, representando a gestão; Adriano Souza, Maria Cícera dos Santos, Juliene Gonçalves e José Roberto de França, representando os funcionários; e José Walfredo do Nascimento, Olival Oliveira, Carlos Fernandes Júnior, Antonio Favato, Maria Leopoldino, Juraci Silva Lima e Esmeralda Menezes, representando os usuários.
Numa segunda solenidade de posse, foi a vez do Conselho Gestor da USF São José, localizada no bairro do Canaã, apresentar os membros de sua nova gestão. José Geraldo Branco, Álvaro Amorim, Luciana Alves e Fernando Antonio da Silva representam a gestão; Maria Cícera Araújo, Adeane Almeida, Maria Inês Assumpção e Aércia Anita da Silva representam os trabalhadores da unidade; e Maria Stela dos Santos, Maria Benedita Silva, Maria do Socorro Bezerra, Rosemeire Santos da Silva, Iranir de Oliveira, Paula Alves, Maria José da Silva e José Valdeci de Lima atuarão como representantes dos usuários.
O Conselho possui função deliberativa e integra a comunidade com os gestores da saúde municipal. É um espaço de conquista e cidadania, onde todos avaliam, acompanham e auxiliam na direção da unidade, por isso é fundamental o seu funcionamento.









