O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI recebeu na manhã desta quarta-feira (24), no auditório do Estádio Rei Pelé, os paratletas alagoanos que participaram das Paralimpíadas Escolares, realizadas de 15 a 20 desde mês na cidade de São Paulo. Durante o encontro o secretário, em nome do governo do Estado, prestou as homenagens e o reconhecimento pela superação e garra dos jovens que fizeram a diferença justamente pela coragem e persistência em vencer desafios.
Os paratletas alagoanos que representaram Alagoas nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo e voltaram com 22 medalhas conquistadas receberam homenagens do secretário Jorge VI, que emocionado, fez um breve relato de como foram vencidas as dificuldades encontradas para que a viagem da delegação fosse concretizada. “Devido àquela interdição do aeroporto de Campinas (SP), e o cancelamento dos voos, ficou praticamente impossível a viagem de vocês”, lembrou.
O secretário explicou que mesmo com a abertura do aeroporto, não haveria voos no tempo hábil de se chegar para as competições. “Na minha concepção não tinha como simplesmente chegar para vocês e dizer que estava tudo cancelado. Porque, assim como vocês, que vivem de superação dia a dia, também procurei o governador Teotonio Vilela e junto à empresa viagens e o proprietário da companhia aérea Azul, conseguimos que fosse deslocado um avião da frota para vir pegar vocês”, informou Jorge VI.
“Apesar do fato triste ocorrido com a colega de vocês lá em Campinas, ainda assim todo o nosso esforço não foi em vão, porque sabíamos que todos vocês como alagoanos guerreiros levaram no peito e no coração o melhor de cada um. Basta ver aqui os resultados: 22 medalhas e, não importando se de ouro, prata ou bronze, porque todos vocês são especiais campeões de fato”, ressaltou o secretário, pedindo uma salva de palmas para cada um medalhista e para a saudosa colega ‘Rosinha’.
Jorge VI destacou ainda o importante trabalho de toda a equipe técnica, professores, pais e acompanhantes dos paratletas. “Louvável também é o trabalho desenvolvido pelas escolas e instituições Adefal e Pestalozzi que, são como uma segunda casa desses meninos e meninas campeões”, disse o secretário lembrando também que pelos resultados obtidos nestes jogos, cinco paratletas alagoanos estão credenciados a se inscreverem no Bolsa Atleta Paralímpico Estudantil, num valor mensal de R$ 370,00.
A dona Maria da Penha, avó do medalhista Victor Kaio, ainda vibrando com a vitória do neto, agradeceu ao apoio do governo estadual e lamentou que “esses sim, que são os verdadeiros atletas ‘especiais’ e campeões deveriam ter maior visibilidade e valorização da mídia, principalmente da TV”, desabafou.
A delegação de Alagoas participou das Palimpíadas Escolares com 27 paratletas em quatro das dez modalidades da competição: atletismo, bocha, natação e vôlei sentado. As medalhas de Alagoas foram conquistadas por doze paratletas.
Atletismo
Mariele Costa - de Coruripe, conquistou três ouros e tornou-se bicampeã da competição;
Elizabeth Cristina - da Adefal (dois ouros);
Felipe Santos - da Pestalozzi (um ouro e um bronze);
Jamerson Alves - da Adefal (uma prata);
Everton Costa - da Pestalozzi (uma prata);
Geniclécio Pereira - de Coruripe (um bronze).
Bocha
Victor Kaio - da Pestalozzi (prata).
Natação
Nataniel Santos - da Adefal (um ouro e duas pratas);
Emily Santos - da Adefal (um ouro e um bronze);
Francisco André - de São Miguel dos Campos (três pratas);
Paula Francinete - da Adefal (um prata);
André Luis - da Adefal (dois bronzes).