A alagoana de Viçosa Maria Inês Silva é mãe de dois filhos, com formação superior em Ciências Contábeis e Administração Pública e pós-graduação em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria. Servidora pública há 30 anos, ela receberá a Medalha Silvio Vianna, na próxima quinta (25), por indicação dos colegas de trabalho.

Dona de uma personalidade forte, marcante e autêntica, Inês conta com orgulho que sempre ensinou aos filhos que só o estudo pode construir a honra de um profissional. Servidora atuante e participativa, engajada nas questões funcionais, conta que sempre procurou agir com ética em suas ações e posicionamentos.

Sua qualidades sempre a credenciaram para responder por cargos de chefia. Atualmente, é presidenta da Quarta Câmara Isolada e ocupante do cargo de presidenta geral da Comissão Permanente de Processo Administrativo (Cpad).

Em 2004, participou do trabalho de revisão do enquadramento dos servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Em 2006, coordenou o recenseamento dos servidores públicos do Estado.

Maria Inês enfrentou por duas vezes o câncer de mama, mas conta que com coragem e força interior, conquistou a admiração da equipe médica dos setores de Oncologia e Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia, que a convidaram muitas vezes para proferir palestras para alunos do curso de Medicina. Grata pela vida, Inês resolveu se engajar em projeto voluntário. Aprendeu a Linguagem de Libras e voltou à cidade Natal, Viçosa, para ser voluntária numa escola pública da cidade no projeto Oficina de Língua.