Apesar do último final de semana ter sido extremamente violento nas estradas alagoanas onde em quatro acidentes morreram doze pessoas, estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que neste ano houve uma redução de 22,5% de acidentes e o número de feridos caiu em 26%.

Informações dadas ao CadaMinuto pelo inspetor Gustavo Mendonça, da PRF revelam que até o domingo (21) houveram 1.716 acidentes com 154 óbitos. “As causas dos acidentes variam, mas geralmente estão ligadas à imprudência e imperícia dos motoristas. Outro ponto é a falta de incrementos da estrutura viária de nosso estado”, reforçou Mendonça.

Um fator determinante para o caos no trânsito é o aumento da frota de veículos. Segundo dados da PRF, até agosto registrou-se que Alagoas possui 536.122 veículos.

“Enquanto a frota nacional cresce em média 9% ao ano, em nosso estado esse número vai para 12,94%, representando um total de 61.421 veículos a mais anualmente rodando pelas ruas e rodovias alagoanas”, afirmou o inspetor.

De janeiro a outubro deste ano foram realizados 8.801 testes de alcoolemia, havendo 372 autuações e 102 prisões. Dentre as causas dos acidentes nas estradas alagoanas, dados da PRF apontam ser em 31,51% dos casos falta de atenção do motorista; 9,5% velocidade incompatível; 8,85% ingestão de álcool; 8,06% desobediência à sinalização, além de fatores como ultrapassagem indevida, animais na pista, defeitos mecânicos, dormir ao volante entre outros.

Conscientizar os motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados ao estar na direção de um veículo e todos os riscos que estão envolvidos tem sido um desafio para os gestores públicos do setor.

“A legislação brasileira é boa, mas precisa ser cumprida de fato. Muitas campanhas acontecem a nível estadual e nacional, porém é preciso que haja pulso e que as coisas sejam feitas de maneira firme para que os motoristas de fato respeitem as leis de trânsito”, reforçou o inspetor Mendonça.