O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas está coordenando, em parceria com o JCR/Itália (Joint Research Center) o 2º Workshop Euroclima, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento começa nesta segunda-feira, 22 e segue até a quinta-feira, 25.

O professor Humberto Barbosa, coordenador do Lapis, vai representar o Brasil e a Ufal no encontro que reúne representantes de 22 países da América Latina e do Caribe. O workshop tem como tema “Desertificação, Degradação da Terra e Seca”, tradução do inglês Desertification Land Degradation and Drought (DLDD).

Segundo Barbosa, o desafio é minimizar a lacuna entre a investigação científica e a aplicação prática de metodologias para monitorar os problemas ambientais. Especialistas das áreas de meteorologia e agro-meteorologia serão capacitados com troca de experiências e utilizarão uma plataforma computacional para desenvolver os próprios sistemas operacionais que visam mais precisão no monitoramento de riscos.

Na programação, o professor Humberto vai apresentar o sistema utilizado no laboratório da Ufal, que coordena mais de 40 estações no Brasil da Eumetcast (agência europeia para exploração de satélites meteorológicos), presente em 20 estados do País.