Com 11 medalhas a delegação da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas–Adefal fez bonito durante as Paralimpíadas Escolares que aconteceu no período de 15 a 20 de outubro em São Paulo.

No Ranking Geral destaque para equipe de natação, que garantiu 8 medalhas. O atleta com melhor resultado foi o nadador Nataniel Malta, 14 anos que garantiu ouro nos 50m peito e prata nos 100 e 50m livre. A veterana Paula Frassinetti, 19 anos também fez bonito e trouxe para Alagoas a prata nos 100m peito.

Os nadadores André Luiz, 16 anos e Emily Santos de 13 anos, atleta da Adefal em parceria com o PAF, programa beneficia crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos, matriculados em escolas de ensino regular, também foram destaque. Emily garantiu o ouro nos 50m costa e bronze nos 50m livre e André Luiz o bronze nos 100 e 50m livre.

No atletismo o destaque ficou com a atleta Elizabethe Cristina, 15 anos ouro no arremesso de peso e no lançamento de dardo. Já o corredor Jamerson Alves, 16 anos garantiu a prata nos 1.500m.

Ao falar das Paralimpíadas Escolares o preparador técnico da Adefal, Diego Calado destacou que eventos esportivos como esse são um grande avanço para o esporte paralimpíco brasileiro, principalmente por ser em competições como essas que surgem os grandes atletas paralimpícos.

Ao falar da competição Diego Calado faz questão de enfatizar que o sonho dos atletas alagoanos participarem das Paralimpíadas Escolares só foi possível acontecer graças ao apoio e parceria do Governo do Estado que através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte patrocinou a viagem de todos os 28 atletas e preparadores técnicos da delegação Alagoano.

Outro motivo de orgulho, segundo o técnico Jesualdo de Oliveira, da equipe da Adefal, foi o desempenho dos atletas Emilly Santos, André Luiz e Nataniel Malta que foram contemplados com a Bolsa Atleta Federal categoria Escolar.