Três anos após a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) repassar, por meio de um contrato de empréstimo, as primeiras matrizes e reprodutores ovinos puros de origem da raça Santa Inês, um lote de crias do programa Alagoas Mais Ovinos foi arrematado num leilão, neste domingo (21), na Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro).
As crias, num total de 14 machos com idade média de oito meses, são oriundas dos animais repassados pela Seagri a agricultores familiares do Sertão e da Bacia Leiteira para melhoria genética do rebanho, inclusão produtiva e geração de renda. O lote completo foi arrematado por um comprador que vai pagar 20 parcelas de R$10,50 por cada animal.
“A inclusão desses animais no Leilão Produção Alagoas 2012 mostra a evolução do rebanho, que originou crias com um padrão genético diferenciado. Por meio do evento, mostramos a todos os criadores, grandes e pequenos, inclusive de outros estados, o sucesso do programa Alagoas Mais Ovinos”, frisou o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
O Leilão Produção Alagoas 2012, que teve transmissão ao vivo pelo Canal do Criador, arrecadou mais de R$ 180 mil e vendeu 100% dos animais, entre ovelhas e carneiros Santa Inês, Dorper, mestiços e puros de origem. “Vamos organizar outros criadores do Alagoas Mais Ovinos para trazermos mais animais no próximo ano, pois essa é uma forma de valorizar os agricultores e valorizar o programa, que terá uma segunda fase”, comentou o superintendente da Seagri e gestor do Alagoas Mais Ovinos, Luciano Barros.
O programa conta com apoio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura no Sertão, associações e cooperativas de produtores.