Representantes das empresas de telefonia móvel reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (19), para discutir mudanças na legislação municipal referente à implantação das estações de rádio base (ERBS) em Maceió. A análise da reinvindicações das empresas está sendo feita pelas secretarias municipais de Planejamento (Sempla) e Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e pela Superintendência do Controle do Convívio Urbano (SMCCU).
“Com a instalação da tecnologia 4G, prevista para o ano que vem, e a possibilidade de Maceió ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014, se faz necessário o aumento das antenas”, explicou o secretário Márzio Delmoni.
IMPLANTAÇÂO
Para agilizar o processo de implantação, a Sempla, em parceria com os órgãos envolvidos, elaborou uma relação de documentos necessários para licenciamento das ERBS. Há dois anos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma legislação que obriga o compartilhamento de torres pelas operadoras de telecomunicações. Assim, um mesmo equipamento deve abrigar as estações de transmissão de várias operadoras, evitando a superposição de infraestrutura.