De 24 a 27 de outubro, durante a 62ª Expoagro, acontece o maior evento de Alagoas voltado para a cadeia produtiva do leite, o Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite). O seminário, que é promovido anualmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), este ano chega a sua 15ª edição com a expectativa de que o sucesso de público dos anos anteriores se repita.

O seminário é um dos espaços mais importantes de discussão sobre tecnologia, manejo e políticas públicas para o setor produtivo do leite em Alagoas. Mesas redondas, minicursos e palestras irão abordar mercado, qualidade e tendências da cadeia produtiva de leite e derivados. O objetivo é fornecer informações para auxiliar laticinistas, produtores rurais, estudantes e profissionais da área.

A programação conta com palestras que abordarão temas diversificados e que vão, paralelamente, contemplar durante os dois dias, assuntos envolvendo as políticas públicas, os produtores rurais e os laticinistas.

O destaque no primeiro dia fica por conta da palestra do médico veterinário Fernando Ferreira Pinheiro, coordenador de Qualidade do Leite da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR/ MG) e colunista do Informativo da Qualidade da Revista Produtor Itambé, que abordará o tema: "Programa de Relacionamento com o Produtor - Experiência da Itambé".

O assunto está em alta. Nesta prática, o valor do leite aumenta de acordo com o teor de gordura e proteínas. Quanto maior a quantidade de gordura, maior será o valor do produto. O palestrante trará sua experiência de relacionamento com os produtores de laticínio do Estado de Minas Gerais.

No segundo dia, o destaque vai para a palestra: “Alternativas de Alimentos em Período de Escassez”. A palestra será ministrada pela médica veterinária Cristiane Otto de Sá, que é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)- Tabuleiros Costeiros em Sistema de Produção Animal.

A palestrante da Embrapa, falará sobre as alternativas alimentares para regiões com período de seca intensa, como o Nordeste. O objetivo é fazer com que se diminuía a dependência dos produtores das fontes externas de alimento.

O evento conta com o apoio do Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindileite), do Sindicado das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite de Alagoas (SileaL), da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), do Governo do Estado de Alagoas, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As inscrições para o 15º Proleite já estão abertas e são gratuitas. Os interessados podem se inscrever através do telefone: (82)2121-7257, ou pessoalmente na unidade do Senai Tabuleiro. As vagas são limitadas e estão disponíveis até se esgotarem.

Confira a programação completa do seminário no site: www.expoagroalagoas.com.br

Serviço

O quê: 15º Seminário para Produtores de Leite e Derivados- Proleite

Onde: Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Pecuária)- Maceió-AL

Quando: de 24 a 27 de outubro