O Leilão Produção Alagoas 2012, que será realizado neste domingo (21), a partir do meio-dia, no Parque da Pecuária, em Maceió, terá um lote com 14 animais do Programa Alagoas Mais Ovinos, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Os animais, todos machos da raça Santa Inês com idade média de oito meses, são oriundos das matrizes e dos reprodutores repassados pela Seagri a agricultores familiares do Sertão e Bacia Leiteira para melhoria genética do rebanho, inclusão produtiva e geração de renda.

“A inclusão desses animais no leilão mostra a evolução do rebanho, que originou crias com um padrão genético diferenciado. O leilão servirá para mostrarmos a todos os criadores, grandes e pequenos, inclusive de outros estados, o sucesso do Programa Alagoas Mais Ovinos”, comentou o superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Luciano Barros.

Segundo ele, as famílias beneficiadas pelo programa – mais de 740 – foram capacitadas e receberam assistência técnica especializada, inclusive para manejo correto dos animais e produção de forragens para nutrição.

“Já tivemos a oportunidade de apresentar o Alagoas Mais Ovinos em reuniões fora de Alagoas, e isso chamou a atenção de criadores e especialistas do setor, principalmente por conta do monitoramento que fazíamos dessas famílias e dos rebanhos, sempre avaliando o crescimento e o melhoramento genético”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

“Agora, vamos expor uma parte dos resultados, que são os animais com um padrão diferenciado, criados por pequenos agricultores”, destacou Marinho. “Temos todo o apoio do governador Teotonio Vilela para executar o programa, que em breve será ampliado, para que possamos atender outras famílias que se enquadrem no perfil”, garantiu o secretário.