Apesar de já ter sido nomeado duas vezes ao Oscar, o ator Joaquin Phoenix afirmou não achar justo escolher vencedores por meio de comparações entre atuações. "Acho que é uma besteira absurda e não quero fazer parte disso. Não acredito nisso. É um reconhecimento, mas é o pior que já vi em toda minha vida. É totalmente subjetivo. Comparando as pessoas, jogando-as umas contra as outras. É a coisa mais idiota do mundo", declarou em entrevista para a Interview.
O astro de 37 anos já foi indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante, pelo trabalho no filme Gladiador, e melhor ator após viver Johnny Cash no filme Walk the Line - o que o deixou extremamente chateado. "Foi um dos períodos mais desconfortáveis da minha vida quando o Walk the Line estava no momento das premiações. Nunca quero passar por isso de novo. Não sei nem como explicar isso. Não é que me coloque em um pedestal intocável, como se tivesse acima de todos, mas não quero ter que lidar com essas coisas."
Apesar dos protestos, o próximo papel de Joaquin em The Master, de Paul Anderson, já está sendo bem comentado pelos críticos e pode render algumas nomeações ao próximo Oscar.