Eleição na AMA, além de notícias do Pilar, Major, Barra, Messias, Anadia entre outras

19/10/2012 17:23 - Edmilson Teixeira
Por Redação
Image

 

Pilar


Para o Blog, o prefeito eleito do Pilar, Carlos Alberto Canuto (PMDB) disse que já vive de saco-cheio com alguns jornalistas, que vez por outra, têm usado seu nome em reportagens que traz o assunto de ficha-surja; apesar de sucessivos esclarecimentos que já foram dados à Imprensa ao longo desse período eleitoral, sobre a sua legalidade para concorrer às eleições 2012. Afirma que ninguém melhor que o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), que por unanimidade no dia 28 de agosto último, foi favorável a sua candidatura. “Existe sim, pendência junto ao Tribunal de Contas da União por questão de falta de esclarecimento completo; mas isso não vem ao caso; até porque o nosso departamento jurídico vem paulatinamente resolvendo esse lado da coisa de forma coesa ”, assegura Canuto, sobretudo consciente da missão cumprida devidamente dentro da forma da lei.

Prefeitos e parlamentares


Todo um conjunto de esforço vem sendo feito pela diretoria da Associação dos Municípios (AMA) a fim de que grande parte dos prefeitos alagoanos compareça a sede da entidade nesta segunda-feira, 22, pela manhã. Lá vão estar deputados federais e senadores do nosso estado. Espera-se que nesta reunião uma corrente de força seja formada, na tentativa de buscar uma solução para superar a crise econômica que atravessam os municípios, sobretudo com a queda da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Prefeitos- buraco


Segundo a AMA, o tamanho do desequilíbrio em 2012 - levando-se em conta a redução total de receitas e o aumento de despesas chega a R$ 676,9 milhões de reais. Muitos municípios já estão no vermelho, e o reflexo dessa situação, são as paralisações de funcionários que estão sem receber; a exemplo de Maribondo e Barra de Santo Antônio. Ressaltando que em boa parte onde os prefeitos foram derrotados, a canetada anda solta com a onda de exoneração de cargos comissionados. Penedo é um grande exemplo dessa medida.


Eleição na AMA


Prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão se sente bastante preparado tecnicamente para disputar o cargo da presidência da AMA. Promete criar planos de ação atrativos que possam cativar todos os prefeitos a se manter como filiados na entidade. Revela que do jeito que anda atualmente a AMA, a tendência é a entidade fechar as suas portas, sobretudo pela evasão de seus associados. Outro candidato que acusa a atual direção da AMA de tímida é o prefeito eleito de Girau do Ponciano, Fabinho Aurélio. “Sou candidato com o propósito de revolucionar AMA, entendendo que a entidade é forte e merecedora de ter um presidente que lute com ideias inovadoras, sobretudo junto as esferas governamentais em defesa dos nossos municípios”, diz.

Barra de Santo Antônio


O vereador Marcos Rios vem sendo encarado como o principal mentor que afastou a prefeita Ciçou do cargo. Na sessão de quinta-feira, apenas cinco vereadores compareceram na Casa, numa ação articulada por Marcos Rio, tido como o único destemido opositor da prefeita. O curioso é que esse restante de governo, a prefeitura ficará a cargo do vice, Carlos Alexandre, hoje rompido com a prefeita. O detalhe é que a partir do dia 1º de janeiro, ele volta a exercer a função de vice-prefeito, já que Alexandre foi eleito na chapa vitoriosa de Rogério Farias.


Major Isidoro


A prefeita eleita Santana Mariano, não perdeu o pique de sua milionária campanha que derrotou o prefeito Ítalo Amaral, no pobre e sofrido município sertanejo de Major Isidoro. É que mesmo ainda no clima da ressaca da maratona eleitoral, a candidata foi esta semana a Brasília fazer média com os parlamentares alagoanos, sobretudo na busca de apoio; coisa que poderia fazer por aqui mesmo, já que ainda faltam mais de 70 dias para ela assumir a “viúva” prefeitura. Ao que parece, a “galega” é bem chegada a aparecer nos holofotes da imprensa.


Anadia


Neste sábado, 20, à noite, as bandas Forró dos Plays e Badalada estarão animando a festa da conquista eleitoral do candidato reeleito José Augusto. Augusto conquistou a prefeitura com 40,46% dos votos válidos, ou seja, 3.719. Vai administrar o município agora por quatro anos, ao lado de sua vice Ana Lúcia. 

Vigilância


Habilitar os fiscais das Vigilâncias Sanitárias de Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, Barra de São Miguel, Rio Largo, Delmiro Gouveia e Maceió a inspecionar corretamente os estabelecimentos que comercializam derivados do tabaco, evitando assim, a venda de produtos sem registro. Com este objetivo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu um treinamento nesse final de semana (quinta e sexta) no auditório da Vigilância Sanitária Estadual, em Maceió.


Messias


O município vem sendo alvo para abrigar a partir de 2014 um presídio; o que não passa a ser uma boa notícia para muita gente da região, pelo menos é a opinião da estudante Clara de Lima. É que segundo o governo do estado, uma obra para um Centro Integrado de Ressocialização, está em licitação, e que será construída em parceria público privada já a partir de janeiro que vem. O presídio está sendo projetado para oferecer 1.800 vagas, sendo 1.200 para o regime fechado e 600 para o semiaberto.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..