O vereador Théo Fortes (PTdoB) fez um alerta ao futuro prefeito Rui Palmeira (PSDB) no uso da tribuna legislativa da Câmara Municipal de Maceió. Palmeira já deixou claro que uma de suas preocupações é justamente a área da Saúde. Fortes - que integra a Comissão da Saúde da Câmara - lembrou que uma das promessas é a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), como forma até mesmo de fortalecer a atenção básica.
Uma atenção básica precária acarreta problemas justamente na urgência e emergência, pois - como bem lembra o vereador - “o que era eletivo passa a ser emergência, o que é emergência passa a ser urgência e o que é urgência vira óbito”.
Entretanto, Fortes lembra da situação dos médicos no município, que são os chamados “clarões nas escalas” - ou seja, ausência de profissionais! - “não há médicos para estas unidades do município, para se cumprir todas as escalas. Então é preciso cuidado para que na estruturação de uma UPA, pois haverá necessidade de contratação de médicos e hoje não há sequer o suficiente para as unidades já existentes na rede municipal”.
O vereador coloca até a questão da aposentadorias de médicos que devem ocorrer no próximo ano. Sem dúvida um ponto levantado que mostra a necessidade - e o desafio! - da realização de concurso público para o setor. Mais um desafio deixado para o futuro prefeito de Maceió.
Théo Fortes ainda lembrou do problema enfrentado pelo 2º Centro de Saúde - que era referência em algumas doenças - e está fechado. De acordo com ele, ainda aguardando processo de licitação, o que também tem ajudado na carência do sistema.
Estou no twitter: @lulavilar










