Durante todo o dia de hoje (17) a equipe da Diretoria de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza coleta de águas em 19 diferentes pontos do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba. O trabalho é realizado para produção do relatório mensal com informações gerais, como o do mês de setembro em que os resultados são considerados aceitáveis quanto a balneabilidade.

 

O relatório mensal reúne parâmetros como: Temperatura, Número Mais Provável (NMP)/ 100ml de Coliformes Termotolerantes, pH, Oxigênio Dissolvido, Ferro Dissolvido, Fósforo Total, Nitrog6enio Amoniacal, Cor, Sulfato, Clorofila, entre outros. Os padrões seguidos são os estabelecidos pela resolução nº 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

No mês de setembro a quantidade de Coliformes Termotolerantes, fecais, apareceu fora dos padrões apenas em dois pontos da laguna Mundaú - no canal da Assembléia e em frente a Braskem, e em um ponto da Manguaba, a cerca de 200 metros da foz do Rio Salgado. Considerando o impacto das ocupações existentes no entorno das lagunas e a incidência de chuvas, os resultados são apontados como aceitáveis pela equipe técnica.

 

Hoje a equipe realiza a coleta nos 19 pontos para a realização das análises e produção do relatório do mês de outubro. As coletas que resultaram no relatório do mês de setembro foram feitas no dia 17 de setembro.