Muito bem fez a Comissão Especial de Investigação da Câmara Municipal de Maceió que investigou a causa da violência em Maceió (CEI da Violência), que teve início, meio e fim e conseguiu - é fato! (eu li o relatório) - apresentar um documento substancioso, inclusive com pontos que podem servir de base para projetos.

Mas, esta não é a única CEI em andamento na Câmara Municipal de Maceió. Há também a Comissão que investiga as questões que envolvem o aumento da tarifa de ônibus e os problemas do sistema de transporte público de Maceió: a CEI da Transpal. Ela é presidida pelo vereador Paulo Corintho (PDT).

Corintho decidiu - em conjunto com os demais membros da Comissão - dar uma pausa nos trabalhos em função do período eleitoral. Pois bem, o período passou. E se há uma Comissão Especial de Investigação em aberto, é necessário que ela retome seus trabalhos, até mesmo pela forma como envolveu a comunidade estudantil e sindicatos, movimentos populares, enfim...

Que a CEI da Transpal retome um cronograma, apresente este e apresente - como consequência, evidentemente - seu relatório final. Vale lembrar que, na própria CEI, já existem documentos que permitem um estudo aprofundando sobre a composição do valor da tarifa de ônibus em Maceió. Passar o setor do transporte público a limo, sobretudo enquanto se espera uma licitação, é importante. É uma contribuição que a Câmara pode dar ao processo. Que o faça. Para isto, vereadores foram eleitos.  

Estou no twitter: @lulavilar