Governo capacita colaboradores para uso de formulários do Compra Alagoas

17/10/2012 04:50 - Maceió
Por Redação

Técnicos da Secretaria de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) acompanharam, nesta terça-feira (16), um treinamento previsto dentro do Programa Compra Alagoas. A capacitação, ofertada pelo Sebrae/AL, no auditório da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), teve como objetivo orientar colaboradores na alimentação de formulários que serão gerados dentro do programa.

Lançado há menos de um mês, o Compra Alagoas almeja contribuir para o desenvolvimento dos micro e pequenos empresários por meio da desenvoltura das compras governamentais. “Hoje, já temos um número bastante expressivo nesse setor, pouco mais de R$ 100 milhões, representando mais de 12% das compras públicas de produtos e serviços pelo Governo. Figuramos como o primeiro Estado do Nordeste e o segundo do Brasil a comprar de micro e pequenas empresas, mas, pela demanda que visualizamos, percebemos que esse quadro pode ser melhor ainda”, explica o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato.

Inicialmente, alguns colaboradores da própria Amgesp receberam as orientações e funcionarão como replicadores do processo diante dos membros responsáveis de todas as secretarias de Estado. “A agência vai fornecer um formulário onde as setoriais vão relatar todos os dados de compras realizadas. Posteriormente, quando esses dados forem recolhidos, serão condensados, gerando um relatório abrangente da situação do Estado em relação às compras”, explicou a gerente da Seplande, Pauline Reis.

Durante o treinamento, a consultora do Sebrae Ismênia Lessa ressaltou a importância dessa fase do trabalho para o sucesso do programa. “Essa fase é a ponta que vai ligar todo o Compra Alagoas. Ele vai representar todo o controle interno, institucional, dentro do Governo. Todos precisam ficar cientes de que se algum órgão deixar de entregar esse relatório, será aberta uma investigação para saber o que motivou a falta de informações. Por isso, é importante relembrar que tudo vai ser trabalhado de forma muito transparente e comprometida”, garantiu.

O Compra Alagoas ainda está dentro das ações do Programa Alagoas Tem Pressa. “Esse treinamento é mais uma continuidade das nossas iniciativas previstas no apoio ao micro e pequeno empresário de Alagoas, junto ao Fórum Estadual de Micro e Pequenas Empresas (Fempe) e ao portal que vamos lançar em breve. Será possível disseminar a importância das compras governamentais, deixar clara a execução do programa e articular com coesão o papel dos atores dentro dessa organização”, expôs Pauline Reis.

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